VIAJE PARA DENTRO DE SI

A melhor maneira de viajar é sentir”. Como já disse Fernando Pessoa, acredito fielmente nessa frase, afinal, podemos viajar muitas vezes para dentro de nós mesmos!

Descobriremos muitas partes de nós que ainda não conhecíamos, nos reencontraremos com versões antigas, revisitaremos histórias, descobriremos novos sonhos e desejos!

Quando viajamos para um lugar novo, nos abrimos a experiências, nos divertimos com pouco, temos um olhar mais curioso e nos permitimos fazer coisas diferentes.

É exatamente essa atitude que precisamos adotar ao embarcar na jornada interna. Deixar de lado os pré-julgamentos e buscar um olhar curioso para nos compreendermos melhor.

A decisão de viajar para dentro de si pode ser desencadeada por diversos eventos: uma crise pessoal, a perda de um ente querido, uma mudança drástica na vida, uma vontade de mudar ou um sentimento persistente de insatisfação ou vazio. Independentemente da motivação, o primeiro passo é sempre o mais difícil: olhar para dentro.

Uma das primeiras etapas dessa jornada é o autoconhecimento. Isso envolve questionar quem somos, quais são nossos valores, medos, desejos e limitações. Ferramentas como a meditação, a terapia e a escrita são extremamente favoráveis.

Durante esse percurso, inevitavelmente encontraremos nossas sombras, aspectos de nós mesmos que preferimos ignorar ou reprimir. Confrontar essas partes de nós mesmos pode ser doloroso, pois envolve admitir nossas falhas, traumas e partes menos agradáveis de nossa personalidade.

Porém, é um passo essencial para a integração e aceitação de quem somos por completo. Ao enfrentar nossas sombras e entender melhor nossas motivações e desejos, começamos a experimentar um crescimento pessoal.

Esse crescimento é uma transformação interna que pode levar a uma maior autenticidade e satisfação em nossas vidas. Passamos a fazer escolhas que realmente ressoam com nosso verdadeiro eu, ao invés de seguir expectativas externas ou padrões antigos e automáticos.

Viajar para dentro de si mesmo não é uma viagem com um destino final. É um processo contínuo de autodescoberta e crescimento. A vida está em constante mudança, e assim nós também estamos.

O que descobrimos sobre nós mesmos hoje pode mudar com novas experiências e aprendizagens. Essa jornada nos ensina a ser mais compassivos e pacientes conosco mesmos, reconhecendo que somos seres em constante evolução.

Que tal aumentar a autoconsciência, para viver de maneira mais plena e autêntica. Compreender melhor suas emoções e reações, o que melhora os relacionamentos e ajuda a lidar com desafios de forma mais equilibrada.

Além disso, o autoconhecimento profundo pode levar a um sentido maior de propósito e satisfação na vida, pois assim você irá alinhar as ações com os valores e paixões! Está disposto a tentar?

Para guiar essa viagem, aqui estão algumas perguntas que podem servir como um GPS interno, ajudando a iniciar o processo de autoconhecimento:

  • Quem sou eu além dos meus papéis e responsabilidades?
  • O que realmente me faz feliz e realizado?
  • Quais são meus medos mais profundos e de onde eles vêm?
  • Quais são os valores inegociáveis que guiam minha vida?
  • Quais foram os momentos mais significativos da minha vida e por quê?
  • Como eu lido com minhas emoções, especialmente as negativas?
  • O que eu gostaria de mudar em mim mesmo e por quê?
  • Quais são meus sonhos e aspirações não realizados?
  • Como meus relacionamentos refletem quem eu sou?
  • Como me sinto em relação às minhas escolhas de vida até agora?

Espero que ao refletir sobre essas questões, você aprenda mais sobre si mesmo e se permita ir ainda mais fundo. Lembre-se que mesmo conhecendo bem uma cidade, sempre haverá novos pontos a descobrir e lugares lindos para revisitar.

Faça o mesmo consigo. Afinal, a viagem sempre começa por dentro, e é a mais importante que podemos fazer. Não tenha medo de se conhecer, de olhar para suas vulnerabilidades e de se encantar consigo mesmo!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

2024-06-08T11:40:27Z dg43tfdfdgfd