COMO ACIONAR O SEGURO VIAGEM EM CASO DE NECESSIDADE

O cenário dos sonhos para um turista é rodar o mundo sem precisar acionar o seguro viagem. Como imprevistos podem acontecer, porém, é fundamental estar preparado e saber como usar esse tipo de serviço sempre que for preciso.

Neste post, vou mostrar quais são as coberturas oferecidas pelas maiores empresas de seguro viagem do Brasil e indicarei o que é necessário fazer caso tenha algum problema ao visitar outro país.

O que o seguro viagem cobre?

O seguro viagem pode ser acionado em diferentes ocasiões. A maioria dos planos disponíveis no mercado cobre:

  • Despesas médicas e hospitalares
  • Despesas odontológicas
  • Regresso sanitário
  • Traslado de corpo
  • Morte em viagem
  • Invalidez por acidente

Boa parte das opções também conta com coberturas extras, como:

  • Assistência farmacêutica
  • Extravio, furto, roubo ou dano de bagagem
  • Cancelamento de viagem
  • Regresso antecipado
  • Funeral

Todas as coberturas e valores de reembolso podem ser consultados na apólice enviada ao cliente após a contratação do serviço. Não deixe de checar esses dados cuidadosamente.

Apólice do seguro viagem

A apólice do seguro viagem é um documento de extrema importância. É ali que o turista encontra os detalhes do serviço contratado e as informações de contatos para acionar a equipe da seguradora sempre que for necessário.

Recomenda-se viajar com uma cópia do documento, que pode ser impressa ou digital. Alguns destinos, inclusive, exigem que o viajante comprove a contratação do serviço no momento de entrada no país. De olho nesse cenário, muitas das seguradoras disponibilizam cópias da apólice em vários idiomas.

Quando e como acionar o seguro viagem

Quando falamos em imprevistos médicos, hospitalares ou odontológicos, o seguro viagem deve ser acionado apenas em casos de urgência ou emergência. Consultas de rotina não são cobertas por esse tipo de serviço.

O primeiro passo para acionar o seguro viagem é entrar em contato com a seguradora por meio dos números telefônicos indicados na apólice. As empresas contam com centrais de atendimento que funcionam 24 horas por dia. Além disso, há companhias que disponibilizam números de WhatsApp e endereços de e-mail.

A partir daí, basta informar o que está acontecendo e qual tipo de assistência você precisa. O atendente irá consultar a disponibilidade de estabelecimentos credenciados e indicará a opção mais próxima. Em muitos casos, será agendada uma consulta por videoconferência com um especialista que fala português,

Caso não haja um centro de atendimento credenciado na região, a seguradora irá passar todas as orientações para que o viajante receba o atendimento necessário por reembolso. Neste caso, é necessário guardar todos os comprovantes, laudos e relatórios médicos.

Esses documentos também devem ser apresentados por quem utiliza a cobertura farmacêutica, que só reembolsa a compra de remédios prescritos no atendimento. Receitas obtidas no Brasil, por exemplo, não são válidas.

Coberturas para bagagens 

Assim como no caso das assistências médica, hospitalar e odontológica, as coberturas para problemas com bagagens devem ser acionadas por meio dos contatos indicados na apólice do seguro viagem.

Normalmente, em casos de extravio, atraso ou dano às malas, é necessário apresentar o tíquete de bagagem original e o Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR), que deve ser emitido pela companhia aérea ainda no aeroporto, assim que o viajante identificar o problema.

Em algumas ocasiões, as seguradoras podem solicitar outras documentações complementares.

Como escolher um bom seguro viagem

A dica para não ficar na mão durante um imprevisto no exterior é escolher muito bem o seguro viagem. Uma boa pedida é comparar opções de pacotes e preços por meio da Vai de Promo, plataforma digital que usa um metabuscador para vasculhar as melhores ofertas das maiores seguradoras do mercado.

Como a plataforma exibe diferentes pacotes em uma única página, selecionando apenas empresas com boa avaliação no mercado, o viajante ganha bastante tempo, já que não precisa ficar entrando no site de cada uma das empresas para saber mais informações sobre preços e serviços.

Desconto no seguro viagem

Leitores do Rota de Férias podem aproveitar 20% de desconto na contratação de seguro viagem com a Vai de Promo. Basta utilizar o cupom ROTADEFERIAS20 antes de finalizar a compra.

2024-05-10T18:56:44Z dg43tfdfdgfd