6 DICAS PARA UMA VIAGEM EM FAMíLIA SEM PERRENGUES

Uma viagem em família nas férias escolares é sempre um momento muito esperado e pode até ser um sonho realizado – ou um pesadelo. Imprevistos, como o próprio nome diz, não podem ser previstos, e grandes perrengues conseguem acabar com a diversão do passeio (ou pelo menos de parte dele).

Problemas na viagem aparecem por conta de doenças ou mal-estar, questões financeiras, peças quebradas no carro, entre outras razões. E estar preparado para as mais comuns é essencial para resolvê-las o mais rapidamente possível.

Confira seis dicas para se preparar para a viagem em família dessas férias e evitar esse tipo de situação desagradável:

Organize-se financeiramente

Pode parecer óbvio dizer que não é uma boa ideia viajar sem antes considerar se esse passeio cabe no seu orçamento e não vai te deixar com dívidas. Entretanto, algumas questões confundem muitas famílias e fazem com que o custo final seja maior do que se imaginava.

É o caso das compras durante a viagem, que muitos esquecem na hora de calcular os gastos. Já separe o dinheiro que pode usar para isso e vai ser mais fácil não sair do controle. Lembre-se também de contabilizar uma quantia para imprevistos.

Não exagere nas malas

Esquecer de algo importante para a viagem pode ser um grande problema, que é possível evitar anotando e revisando tudo o que será preciso antes de arrumar as malas. Todavia, levar coisas demais também pode ser um problema.

Já pensou descobrir no último momento que não cabe tudo no porta-malas do carro? Ou pior ainda: chegar no aeroporto e receber a notícia de que está levando mais bagagem do que pode?

Uma estratégia para diminuir a quantidade de coisas é pegar tudo que você acredita que pode ser útil e depois tentar dividir pela metade, já que a maioria das pessoas pensa que vai necessitar de muito mais do que a realidade.

Não deixe também de conferir as regras de bagagem se for de avião ou o tamanho do porta-malas no caso do carro.

Separe a sua farmacinha de viagem

Uma coisa que definitivamente não pode faltar na mala se você quer evitar problemas durante o passeio são os remédios e itens ligados à saúde. Na sua farmacinha, é preciso ter itens gerais, como band-aids e um termômetro, assim como remédios específicos que cada pessoa da família tome regularmente.

Para pensar em quais outros remédios levar, reflita sobre quais pequenos problemas acontecem com mais frequência. Um de seus filhos às vezes sofre de dor de cabeça ou você tem cólicas de vez em quando? Então inclua medicamentos para cuidar disso.

Atenção com o carro

Se o carro for ser o seu meio de transporte, verifique bem ele antes de pegar a estrada. Revise freios e suspensão, olhe se os equipamentos (estepe, macaco, etc.) estão todos lá, teste faróis, limpadores de para-brisas e luzes traseira.

Na hora da viagem, certifique-se de que todos estão usando os cintos de segurança e portando seus documentos de identidade.

Tome cuidado na estrada

As sinalizações e regras de trânsito devem ser seguidas sempre, mas a estrada pede por atenção redobrada. Em nenhuma hipótese deve-se mexer no celular enquanto dirige e é importante fazer paradas para descanso em viagens longas.

Se o dia estiver chuvoso, reduza a velocidade, acenda os faróis e mantenha distância segura do veículo da frente. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, busque um local seguro fora da pista.

Pense em como entreter as crianças

Seja em viagem de carro, de ônibus ou de avião, se ela for pelo menos um pouco longa, as crianças vão se cansar e pode até acabar irritadas. Levar itens para distraí-las, como brinquedos, livrinhos ou um tablet é uma solução.

2023-12-15T14:11:04Z dg43tfdfdgfd