FéRIAS ESCOLARES: SAIBA COMO CURTIR COM A FAMíLIA SEM GASTAR DEMAIS

É comum que durante o período de férias escolares as pessoas gastem mais do que o normal e, muitas vezes, de forma inconsciente. Seja em viagens ou passeios, os gastos nesse período tendem a ser maiores do que em outras épocas, o que pode eventualmente prejudicar o orçamento. 

De acordo com o especialista em finanças pessoais, João Victorino, momentos de lazer precisam de um planejamento financeiro bem feito e estruturado, justamente para não gastar mais do que pode e acabar fazendo dívidas. 

“É importante pensar com uma certa antecedência nos passeios que você quer fazer, se é uma ida ao cinema, a um parque, a um restaurante, entre outros, além de pesquisar a média de preços. Desta forma, você consegue reservar uma parte do orçamento para utilizar nas férias conscientemente”, afirma.

Para que você possa curtir o momento sem estresse, o especialista separou algumas dicas que podem te ajudar a se planejar melhor e não gastar demais durante as férias escolares. Confira:

Atenção aos valores

É importante tomar cuidado ao desembolsar valores muito altos, principalmente se você for viajar com crianças, afinal, elas também envolvem gastos e que podem impactar o orçamento se não houver um bom planejamento antes.

“Não é para deixar de fazer, mas sempre com sabedoria, para que seja um momento agradável e que todos aproveitem da melhor maneira”, alerta João. 

Leve lanches na viagem

Quando viajar de carro com a família, já leve prontos de casa os lanches e os petiscos dentro do carro. Não pare para comprar na beira da estrada, pois, além de gastar mais, você pode ter dificuldade para encontrar alimentos que agradem as crianças. Leve também garrafas de água para manter todos hidratados.

Não aja por impulso

Agir por impulso é a pior forma de tomar decisões, pois é em situações assim que os gastos acontecem. “Isso até pode acontecer uma vez, mas quando se torna recorrente, vira um problema. É bem provável que surjam dívidas altas e que serão cada vez mais difíceis de pagar, caso não exista controle”, reforça o especialista. 

Planeje sua alimentação

Se for alugar uma casa para passar as férias escolares, já prepare os cardápios das refeições com antecedência e leve a maioria dos ingredientes com você.

Isso vai te ajudar não só a economizar nos gastos, como também a não perder tempo planejando e comprando os alimentos depois. 

Separe um valor extra

Reserve um recurso extra para gastar como quiser com a família. Lembre-se: as férias escolares são um momento de diversão, mas não exagere, hein?

2023-07-11T18:19:05Z dg43tfdfdgfd