Planejar uma viagem para o Japão é algo que está cada vez mais na moda entre os brasileiros. A tendência se deve, principalmente, a três fatores: o fim da exigência de visto para turistas brasileiros em estadias de até 90 dias (desde 2023), a valorização da cultura pop japonesa no Brasil e o impacto das redes sociais.
Um levantamento da Winnin, empresa que que trabalha com ciência de dados para entender o mercado de influência, aponta que mais de 50 mil vídeos sobre a cultura oriental foram produzidos nas redes brasileiras nos últimos 12 meses. Isso gerou cerca de 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.
Na "vida real", esse interesse reflete-se no aumento de eventos relacionados à cultura japonesa. O bairro da Liberdade, em São Paulo, recebe cerca de 20 mil visitantes por fim de semana e atraiu 120 mil pessoas no festival Tanabata Matsuri de 2024. Já o evento Anime Friends de 2025 reuniu mais de 150 mil pessoas em três dias de evento.
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom e ganhe 20% de desconto
Na hora de planejar uma viagem para o Japão, é importante organizar tudo antes de chegar lá, para não ter problemas com idioma ou falta de vagas em passeios pelo exceço de procura, por exemplo. É aí que entram em cena as agências que vendem tours e ingressos online, como a Civitatis.
No primeiro semestre do ano, Tóquio, Kyoto e Osaka lideraram as reservas de passeios no Japão feitas por brasileiros na plataforma. Entre os tours pagos, os três mais procurados pelo público brasileiro foram o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e ao lago Ashi, ambos com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan.
"Temos investido fortemente na oferta de passeios em português em destinos do mundo todo para facilitar ainda mais a jornada dos nossos viajantes", diz Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
Outro fator que tem impulsionado a busca por uma viagem para o Japão é a visita de celebridades brasileiras, que compartilharam suas experiências no país com milhões de seguidores. As imagens em Tóquio, Monte Fuji e Castelo de Osaka ajudaram a colocar o Japão nos sonhos de muitos viajantes.
Em 2025, nomes como a influenciadora Virgínia Fonseca e seu ex-marido, o cantor Zé Felipe, que juntos reúnem mais de 84 milhões de seguidores no Instagram, visitaram o país e compartilharam momentos em Tóquio e no Monte Fuji, que conta com visitas guiadas em conjunto com Kamakura e o lago Ashi.
Fábio Porchat, por sua vez, esteve no Castelo de Osaka, que oferece visita com audioguia em inglês. Eles se somam a outras celebridades brasileiras que visitaram o destino em 2024, como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel.
2025-07-31T16:17:07Z