5 DESTINOS PARA VISITAR NO ESPíRITO SANTO

Saem as praias de águas esverdeadas de Guarapari, um dos destinos mais visitados do estado, e entram dunas de areia fina, rocha de tons azulados, turismo rural e gastronomia com sotaque europeu.

Neste roteiro, o Viagem em Pauta leva você para alguns dos destinos imperdíveis do Espírito Santo, esse ilustre (des)conhecido do Sudeste brasileiro, onde o turismo vai muito além da capital Vitória e da vizinha Vila Velha.

VEJA TAMBÉM: “Destinos nacionais que os brasileiros (ainda) não conhecem”

5 destinos para visitar no Espírito Santo

ITAÚNAS

O município de Conceição da Barra, a 256 quilômetros de Vitória, abriga a Vila de Itaúnas, que é não só a Capital Capixaba do Forró, mas também acesso ao Parque Estadual de Itaúnas.

O parque mais visitado do Espírito Santo é monumento natural do estado e, desde 1992, é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, cujos 3.200 hectares de área preservada guardam dunas de areias finas, floresta de restinga e uma praia de águas mornas, procuradas por surfistas.

O atrativo fica a 29 quilômetros ao norte de Conceição da Barra, no distrito de Itaúnas.

Para quem procura faixas de areias mais isoladas, a dica é a Riacho Doce, no limite entre o Espírito Santo e a Bahia, considerada uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

MONTANHAS CAPIXABAS

Não muito longe do mar de ilhas que recorta a geografia acidentada do Espírito Santo, o turismo capixaba sobe a serra, a pouco mais de 50 quilômetros da capital.

Com influências alemãs, italianas, austríacas e polonesas, a Região das Montanhas Capixabas é formada por nove cidades: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

As atrações mais famosas por ali são o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, e a Rota do Lagarto, estrada cênica de cerca de oito quilômetros, entre a BR-262 e a Rodovia ES-164, que forma um corredor verde, recortado por túneis naturais.

A estrada passa pelo principal atrativo da região, a Pedra Azul, um maciço rochoso de granito a 1.822 metros de altitude, cujos tons vão do acinzentado ao azul, de acordo com a incidência de luz.

GUARAPARI

Essa cidade a 64 quilômetros de Vitória tem mesmo o dom da cura.

Suas praias de areias escuras tem poderes medicinais que colocaram o destino na lista dos lugares para fazer turismo de saúde no Brasil, sem falar na produção da tradicional moqueca capixaba.

Com quase 30 opções de faixas de areia, o litoral de Guarapari guarda praias como a do Morro, a mais popular e uma das mais extensas, com cerca de quatro quilômetros, a urbana e central Praia das Castanheiras (140 metros de extensão e com boa infraestrutura) e Areia Preta, conhecida pela areia monazítica de poder medicinal, ao sul da cidade.

As opções seguem com a Meaípe, uma vila de pescadores com praia de areias claras e concorrida não apenas durante o dia, mas também à noite; Setiba, de águas tranquilas, ao norte da cidade; e a familiar Praia de Santa Mônica com suas águas calmas e de pouca profundidade.

VITÓRIA E VILA VELHA

Distantes 14 quilômetros uma da outra, são como duas vizinhas inseparáveis que carregam na história a responsabilidade de ser a capital do Espírito Santo (Vila Velha já foi a sede do governo daquela capitania, entre 1535 e 1549).

A segunda capital mais antiga do Brasil é formada por um arquipélago de 33 ilhas e uma porção continental, cujos destaques são o centro histórico com construções do século 16 e o Parque Moscoso, o mais antigo de Vitória, aberto em 1912.

Já Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo e ficou, nacionalmente, conhecido pela visita ao museu e à fábrica dos chocolates Garoto.

Outro atrativo que vale a visita é o Convento da Penha, o santuário mariano mais antigo do Brasil e endereço de uma das mais belas vistas de Vila Velha e arredores, a 154 metros de altitude.

LEIA TAMBÉM: “Como é o ‘Circuito das Águas Paulista’, no interior de São Paulo”

2023-12-12T21:37:31Z dg43tfdfdgfd