O QUE FAZER EM FORTALEZA – 9 ATRAçõES IMPERDíVEIS E DICAS

Há muito o que fazer em Fortaleza, onde sol, mar, animação e muita comida boa conquistam turistas de todos os lugares. Com tantas atrações deliciosas à disposição, a capital cearense é um dos destinos mais procurados do Nordeste.

O mais legal de tudo é que, além de aproveitar a cidade, o viajante pode se programar para rodar alguns quilômetros e conhecer atrações como o Beach Park. A aproximadamente 40 minutos de carro, o complexo já foi eleito como o segundo melhor parque aquático do mundo, segundo o TripAdvisor.

Ao longo deste post, dou dicas que vão te ajudar a organizar sua viagem a Fortaleza. Além disso, separei sugestões de passeios imperdíveis, restaurantes e hotéis na capital cearense.

O que fazer em Fortaleza

Fortaleza é referência quando o assunto é praia. Uma das mais famosas - e badaladas - é a do Futuro. Há também inúmeras atrações históricas e culturais, como as do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um dos pontos turísticos imperdíveis do destino.

Como há muito o que fazer em Fortaleza, criei uma lista com as principais atrações da capital. Elas estão relacionadas abaixo:

  1. Avenida Beira-Mar
  2. Praia do Futuro
  3. Praia de Meireles
  4. Beach Park
  5. Centro de Fortaleza
  6. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  7. Cumbuco
  8. Morro Branco
  9. Canoa Quebrada

Pronto para conferir todos os detalhes sobre Fortaleza?

Onde fica Fortaleza

Fortaleza está situada na região Norte do estado do Ceará. Ela é banhada pelo oceano Atlântico.

A cidade começou com a criação do Forte Schoonenborch, feito por holandeses. Anos mais tarde, foi tomada pelos Portugueses e passou a se chamar Fortaleza.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Fortaleza

9 atrações em Fortaleza

Confira os detalhes das principais atrações de Fortaleza. 

1. Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar é a via mais popular de Fortaleza. Ela começa na Praia de Mucuripe e se estende até a Praia de Iracema – no total, são 4,5 quilômetros de distância entre as duas.

Vale a pena caminhar sem pressa por lá, observando o movimento na orla e fazendo paradas nos vários bares e restaurantes. Outra opção é alugar uma bicicleta e pedalar pelo trajeto.

Encontre aqui boas opções de hospedagem em Fortaleza.

2. Praia do Futuro

A aproximadamente 10 quilômetros de Mucuripe, a Praia do Futuro tem condições favoráveis para banho de mar. O local conta com várias barracas e atrações à beira-mar.

Massagens, toboáguas, piscinas e festas com DJs são algumas das opções de lazer encontradas no local. Há ainda diversos espaços gastronômicos (às quintas-feiras, não deixe de curtir a tradicional noite da caranguejada) e até áreas com monitores para crianças.

3. Praia de Meireles

Outra boa opção de praia é a de Meireles. Ela fica na região central da capital cearense e também tem ótimas opções de restaurantes e bares.

Um dos grandes destaques do local é a Feirinha Beira Mar. Trata-se de um shopping que reúne itens artesanais e é excelente para comprar lembrancinhas.

4. Beach Park

O Beach Park é um dos parques aquáticos mais visitados da América Latina. Com piscinas, toboáguas gigantes e prainhas, está situado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, a aproximadamente 40 minutos de carro de Fortaleza.

Com crianças ou não, o passeio ao Beach Park vale muito a pena. Caso sobre tempo, aproveite para curtir a faixa de areia da Prainha, que fica a 10 quilômetros do complexo.

  • Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às 17h.

5. Centro de Fortaleza

Separe um tempinho para ir ao Centro de Fortaleza. Recomendo, inclusive, reservar um tour gratuito para conhecer as principais atrações do pedaço.

Os principais destaques são o Theatro José de Alencar, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central e o Passeio Público (Praça dos Mártires). Já no CEART o viajante encontra artesanatos típicos da cidade.

6. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos maiores complexos culturais do Brasil. Ele fica na Praia de Iracema, uma das regiões mais badaladas da capital.

O local tem museus, cinema, teatro e até um planetário. Além disso, os visitantes podem acompanhar apresentações de dança, circo e música.

  • Endereço: Rua Dragão do Mar 81
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.

7. Cumbuco

Município de Caucaia, a 40 minutos de carro, Cumbuco é muito visitada pelos viajantes que vão a Fortaleza. Trata-se de um vilarejo boêmio e muito charmoso.

As praias têm muito ento e atraem praticantes de winfsurfe. A galera também se diverte com os radicais passeios de bugue nas dunas da região.

8. Morro Branco

Morro Branco, a 85 km da capital, é outro local que vale a visita. As falésias e os labirintos de rochedos à beira-mar dão um colorido especial às paisagens locais.

As excursões à praia de Morro Branco são as melhores opções para quem busca conforto e praticidade. O destino também está na rota dos passeios que passam pelas principais praias da região.

9. Canoa Quebrada

Mais à frente de Morro Branco, o viajante alcança a famosa Canoa Quebrada. Cercada por falésias avermelhadas, a praia é uma das mais conhecidas e procuradas do estado.

O destino é lar do vilarejo Broadway, que já foi uma área hippie. Hoje, o local conta com diversas lojinhas e espaços gastronômicos.

Como chegar a Fortaleza

Fortaleza conta com um bom aeroporto, que funciona como porta de entrada para boa parte dos turistas que viajam de outros estados. O complexo, inclusive, opera até voos internacionais de companhias como TAP e Air France.

Sempre que procuro passagens aéreas, utilizo a Vai de Promo. A plataforma reúne opções de diversas empresas aéreas e é ótima para encontrar as melhores rotas e tarifas.

Também existem as possibilidades de ir ao destino de carro ou com empresas rodoviárias. A capital mais próxima é Natal, no Rio Grande do Norte, que fica a 518 quilômetros de distância.

Transporte em Fortaleza

Alugar um carro é a melhor opção de se locomover em Fortaleza de forma pratica e segura. O veículo também facilita o acesso a destinos próximos à capital, como Cumbuco e Aquiraz.

Antes de fechar negócio, recomendo comparar bem os preços e as condições pela Mobility, plataforma que réune as principais locadoras do mundo.

Outras opções muito úteis, principalmente para quem não dirige ou não quer dirigir, é utilizar carros de aplicativos ou contratar transfers para passeios específicos.

O transporte público funciona relativamente bem, mas é pouco indicado para turistas, já que os índices de roubos e furtos são altos.

Quando ir a Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que oferece boas condições para turismo em qualquer época do ano. O clima é sempre quente, com direito a um ventinho delicioso.

Caso queira evitar chuva, não viaje nos meses de fevereiro, março, abril e maio. A época mais seca ocorre entre agosto e dezembro.

Roteiro de 4 dias em Fortaleza

Em quatro dias é possível conhecer as principais atrações de Fortaleza. Abaixo, confira uma sugestão de roteiro de viagem para aproveitar o melhor da cidade e de seus arredores.

1º dia - Mucuripe, Praia do Futuro e Meireles

  •  A Avenida Beira-Mar, apinhada de hotéis, fica agitada durante a manhã. No trecho da Praia de Mucuripe, muita gente caminha e pedala pela orla. Outros ficam sentados, apenas vendo o balé de redes e velas das jangadas que abastecem o comércio de peixe. Do mesmo ponto saem os barcos que levam turistas para passeios em alto-mar, com partidas às 10h e às 16h.
  • Se a ideia for pegar praia, entretanto, fuja para a do Futuro, a cerca de 10 km de Mucuripe. Das centrais, é a única que apresenta condições favoráveis para banho de mar.
  • Na Praia do Futuro há barracas enormes que são verdadeiros parques de diversão à beira-mar. Nelas é possível fazer massagens, curtir toboáguas e piscinas, além de ouvir música e provar frutos do mar. A melhor pedida são os caranguejos, um must have local.
  • Se estiver com crianças, escolha uma barraca com monitores. Assim sobra tempo para se jogar nos futons e relaxar à vontade.
  • Caso queira ver e ser visto, vá às barracas com DJs, que ficam especialmente animadas no fim da tarde.
  • Se for quinta-feira, fique no Futuro mesmo durante até o sol se mandar, já que esta é a tradicional noite da caranguejada de Fortaleza.
  • Do contrário, vá para a Praia de Meireles, na região central. É lá que rola a tradicional Feirinha Beira Mar, um shopping de artesanatos. O local também conta com diversos bares e restaurantes.

2º dia - Cumbuco e Dragão do Mar

  • A cerca de 30 km da Av. Beira-Mar, no sentido oeste, está a praia de Cumbuco. Uma vez lá, alugue um dos serviços de bugue e divirta-se ziguezagueando as dunas locais. É possível também fazer passeios de quadriciclo.
  • No segundo semestre do ano, venta muito em Cumbuco. Essa é a temporada de praticar esportes náuticos, como kitesurfe.
  • Depois do almoço, vale a pena fazer um city tour pelo centro de Fortaleza. Ali é possível curtir diversos lugares, como o belíssimo Theatro José de Alencar, com visita guiada, o Passeio Público, um jardim com bons cafés, o Mercado Central e o CEART, com artesanatos e lembrancinhas.
  • Do fim da tarde para frente, há muito que fazer no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ali há uma sequência de bares com mesinhas na calçada em frente a casinhas coloridas que vivem lotados a noite toda. O local também conta com museus e planetário.

3º dia - Beach Park e Iracema

  • Com crianças ou não, vá para a praia de Porto das Dunas, onde fica o Beach Park, parque aquático mais famoso do Brasil.
  • Ali dá para passar o dia relaxando nas piscinas e prainhas ou encarando toboáguas gigantes. Há também uma série de playgrounds aquáticos para os baixinhos.
  • Caso sobre tempo, siga por 10 km até alcançar a Prainha, onde dá para curtir a faixa de areia com tranquilidade.
  • Do contrário, volte para Iracema, na região central. O legal ali é curtir o pôr do sol a partir da Ponte dos Ingleses – que, na verdade, é um píer.
  • Há diversos bares e restaurantes para se divertir durante a noite em Iracema. E, para quem gosta, é possível assistir aos tradicionais shows de humor na região.

4º dia - Morro Branco e Canoa Quebrada

  • Tire o dia para viajar no sentido leste de Fortaleza. Se puder, contrate uma agência que faça o passeio de bugue, que é uma delícia.
  • A primeira parada pode rolar em Morro Branco, a 85 km da capital. As falésias e os labirintos de rochedos à beira-mar dão um colorido único ao local.
  • Mais à frente se alcança Canoa Quebrada, cercada por falésias avermelhadas.
  • É lá que fica o vilarejo batizado de Broadway, outrora hippie e hoje hype. É um lugar cheio de lojas, restaurantes, bares e barzinhos. Se puder, pernoite por lá para curtir o clima da região antes de voltar para casa.

Onde comer em Fortaleza

A capital do Ceará manda muito bem quando o assunto é gastronomia. As opções vão desde barracas que trabalham com frutos do mar fresquinhos até restaurantes mais conceituados, especializados em receitas típicas e da gastronomia internacional.

Separei quatro indicações de onde comer em Fortaleza:

  • Barraca Chico do Caranguejo
  • Hard Rock Cafe 
  • L'Ô Restaurante
  • Mercado dos Peixes 

Barraca Chico do Caranguejo

A Barraca Chico do Caranguejo é um dos pontos turísticos gastronômicos imperdíveis de Fortaleza. O local serve os caranguejos mais gostosos do pedaço.

Hard Rock Cafe 

A famosa rede Hard Rock Cafe tem uma unidade na capital cearense. O cardápio é bem variado, com hambúrgueres, carnes e outros pratos diversificados.

L'Ô Restaurante

Quem procura uma experiência gourmet pode ir ao L'Ô Restaurante. A casa é especializada em pratos contemporâneos internacionais e conta com uma enorme carta de vinhos.

Mercado dos Peixes 

O Mercado dos Peixes é outro local bacana para comer em Fortaleza. Ali, é possível degustar peixes, lagostas e camarões fritos e cozidos na hora.

Onde ficar em Fortaleza 

A Avenida Beira-Mar concentra várias opções de hospedagem. É possível encontrar ótimos hotéis em Meireles e Mucuripe.

Praia do Futuro e Iracema também são boas indicações para quem ainda não sabe onde ficar em Fortaleza.

Dependendo do objetivo do viajante, vale a pena procurar hospedagens nas proximidades da cidade. As regiões de Cumbuco e Aquiraz (onde fica o Beach Park) têm acomodações incríveis.

Nossas dicas de hotéis em Fortaleza são:

Vila Galé Fortaleza

O Vila Galé Fortaleza é indicado para quem procura uma acomodação com infraestrutura de lazer completa. O complexo fica na praia do Futuro, uma das regiões mais procuradas da cidade.

Veja preços e avaliações

--

Blue Tree Towers Fortaleza Beira Mar

O Blue Tree Towers Fortaleza Beira Mar oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos de Fortaleza. As acomodações são confortáveis e oferecem vistas para a praia de Meireles.

Veja preços e avaliações

--

Stop Way Hotel Fortaleza

A 500 metros da praia de Iracema, o Stop Way Hotel Fortaleza conquista os viajantes com acomodações bem equipadas. O atendimento de alta qualidade é um dos pontos mais elogiados pelos hóspedes.
Veja preços e avaliações
--

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Fortaleza (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício 

Econômicos 

Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Fortaleza

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:

2024-02-27T14:07:23Z dg43tfdfdgfd